sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O COMETA E O CÃO


As noites de agosto costumam ser pródigas em nos oferecer um majestoso espetáculo no encantador palco celeste: as chuvas de meteoros. O fenômeno ocorre quando a Terra atravessa uma gigantesca esteira espacial de um grande cometa. O cometa (Swift-Tuttle 1862) já se foi há anos (1992), mas pequenas partículas de poeira e gelo continuam em movimento no espaço. Para este ano, o ápice ocorreria nos dias 11 e 12, entre 3 e 4 horas da madrugada.

O diretor titubeou e as cortinas foram descerradas antes do início do ato.

As nuvens deveriam ser uma prerrogativa dos dias ensolarados; deveriam ser pequeninas, esparsas e branquinhas (como chumaços de algodão). Às noites, a prerrogativa estaria reservada à lua e às estrelas. As nuvens, entretanto, tomaram para si o palco e esconderam, egoisticamente, o espetáculo.

Três noites de plantão e nada. O fenômeno continua até o final do mês (22) e eu insistirei em pagar o ingresso. Pagar o ingresso significa ficar sem dormir e alterar sua rotina diária.

O ingresso desta noite foi mais caro. Inconformado por nada ver, resolvi “bloguear”. Estava difícil. Ainda mais frustrado, fiquei sem sono.

Quando comecei a sentir o cansaço (por volta das 8 horas), surge o som que eu tanto temo:

-Au, au, au!

-Rau, rau, rau, rau...

É “rau” mesmo! Parece latir com raiva ou com prazer da transgressão vandálica ou, ainda, da invasão de privacidade.

Contorci-me de toda forma no leito; ora a mão esquerda ficava dormente, ora o braço direito. Todos dormiam, menos eu!

Rau, rau, rau, rau...

13h30min. O acôo tornava-se ensurdecedor. Parecia técnica nazista (SS e Gestapo conduzindo).

Rau, rau, rau, rau...

Desisti. Trêmulo, dirigi-me ao Pontal para buscar energia. Ainda bem que ele existe.

PS: Estou escrevendo este texto e vendo tênis na TV. Às 23 horas, acendi as luzes da varanda, mexi no carro, pigarreei e até espirrei - quem sabe a ameaça da gripe fizesse o infeliz cão calar-se. 00h30min e o “bicho” continua a latir e sem usar “Anapion”. Estou pensando em fechar a casa e ir para uma pousada. Os vizinhos se mudam este mês (com eles, o cão). Espero que os próximos tragam, se preciso, um cão que seja mudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário