domingo, 30 de agosto de 2009

MIRACEMA DE ONTEM E DE HOJE

No alto dos meus 57 anos, a vontade de viver ainda alguns mais, para contar minhas memórias, sobrepuja a preguiça (que insiste em se instalar em mim) e força a mente a lembrar do passado como fonte de energia do futuro (loucura ou não?!).

Mais ou menos trinta e poucos anos atrás.

Rua Direita de Miracema. De lindos e deliciosos paralelepípedos!

Contrastando com as tradicionais E. S. do Chacrinha (Polaca) e E. S. Unidos no Samba e na Cor (Calil), entre outras, surge uma escola inusitada.

Em lugar de “crioulas” e “mulatas” (“aborígenes” do samba), eis que surge um cortejo de “branquelas”, louras ou não, a tentar conseguir os mesmos requebros e bamboleios da outra etnia. Importaram o samba, que ficou bom, com músicos já consagrados, mas não conseguiram o mesmo efeito com a performance das bailarinas.

Mas que foi legal e interessante, foi!

De onde teria surgido? Perguntavam-se todos.

Do Clube XV. Por nobreza, teria sido “E. S. Luzes da Ribalta”. Pomposo e talvez arrogante. No argumento do sempre presente na história da “terrinha”, Joffre Geraldo Salim, define-se o nome: “E. S. Unidos por Acaso”. Ele não acreditava na perpetuação da agremiação. Justo – só desfilou aquela vez.

Eu continuo a dizer: “Eu amo os paralelepípedos”. (Ainda vou ter um).

MORAL DA HISTÓRIA (ANTIGA): O Homem marcou o seu território e com ele se divertiu, uma vez mais.

MORAL DA HISTÓRIA (ATUAL): Captem... Miracemenses.

2 comentários:

  1. Em fim meu grande amigo, o encontrei,e quero registrar minha admiração,pelo ser humano íntegro,intelécto privilegiado bom companheiro...encerrando eu me orgulho de ser seu amigo bj no coração.

    ResponderExcluir
  2. Como você me encontrou, cara? Bebeto Alvim, Passarinho e Moinho de Paz - nomes estranhos ou desconhecidos contidos num blog despretensioso (eu o criei para falar dos meus sentimentos e das minha memórias), talvez fossem insuficientes para uma identificação comigo. De qualquer forma, é um prazer enorme hospedá-lo no meu cantinho. Muita emoção. Obrigado.
    Bebeto Alvim.
    PS: às vezes, não sei que nome usar.

    ResponderExcluir