domingo, 30 de agosto de 2009

MIRACEMA DE ONTEM E DE HOJE

Década de 60.

Jair Polaca e seu inseparável “Livro de Ouro”.

Captando recursos para o seu time Miracema F. C. e para a sua “Escola de Samba do Chacrinha”. Ainda não desisti da idéia de erigir um busto em sua homenagem (mesmo que não seja colocado em local público).

No carnaval, entre as faíscas de artifício (a iluminar os destaques) e o suave aroma do lança-perfume “Rhodoro”, eu me locupletava. Entre um “mineiro-pau” e um “boi-pintadinho”, aguardando o/a “chacrinha”, sentava no meio-fio e, com um objeto ou outro, ficava a raspar o rejuntamento dos paralelepípedos.

Na verdade, foi a palavra mais difícil que a Da. Orlanda me ensinou; em contrapartida, foi um dos sólidos mais bonitos que vi na “matemática geométrica”. Sempre tive vontade de ter um. Só para ter, como colecionador. Mas, papai e mamãe nunca deixaram eu levar um para casa: “É de utilidade pública, meu filho”. E eu até hoje não tive um (será que vou passar pela vida com essa frustração?).

Jurandir do DER na frigideira e o Fota ou o Mocinho a bailar. Tinha uma filha da Alcina que tinha... tinha... Ah! Tinha muita coisa. Botava um minúsculo biquíni branco a contrastar com seu corpo de ébano. Eu queria olhar tudo, mas... desviava, sempre, o olhar para baixo, já que ela usava saltos de 12cm ou mais e sambava nos paralelepípedos como se tamborilasse os dedos sobre vidro.

A magia da sambista na mágica pista que o Jair nos proporcionou. Não esquecerei jamais.

MORAL DA HISTÓRIA (ANTIGA): O Homem marcou o seu território e com ele se divertiu.

MORAL DA HISTÓRIA (ATUAL): Captem... miracemenses.

2 comentários:

  1. Ah! Agora entendi, temos algo em comum, somos ex-alunos da Dona Orlanda!

    ResponderExcluir
  2. Ainda falarei sobre ela.
    Que mãezona! Que mestra!
    Preparei-me a falar com ela sobre a minha confiança no saber. Afinal, fiz seis concursos e passei em todos.
    Mas, infelizmente, eu demorei e ela se foi, a ensinar em outro universo.
    Voltemos à realidade.
    Gostaria de colocar as fotos do Mocinho e do Fota (estavam no antigo blog).
    Beijos.

    ResponderExcluir