sábado, 29 de agosto de 2009

MIRACEMA DE ONTEM E DE HOJE


Li todos (e completamente) os jornais encadernados e preservados de tempos remotos de Miracema (creio eu, que estejam depositados no belíssimo Centro Cultural). Conversei muito com os “antigos” que, como verdadeiras entidades do conhecimento, disseminavam a capacidade de sua memória histórica. Porquanto tanto perquiri que acabei descobrindo “causos” curiosos, magnificentes e tenebrosos, até.

Um sempre me vem à memória. Nem tanto pela pessoa em si, por quem eu tinha reparos (?). Mas, talvez, por ela ter sido o “grande fiel da balança” desta história.

“O CONFRONTO DE DOIS GIGANTES POLÍTICOS

(MAIS OU MENOS SESSENTA ANOS ATRÁS)

Personagem 1: “Capitão” Altivo Mendes Linhares - figura extremamente importante no cenário político: miracemense (prefeito), estadual (prefeito da capital do estado- Niterói) e federal (senador da república).

Personagem 2: Tenório Cavalcanti de Albuquerque, alagoano, vereador, deputado estadual e federal – apregoava ter quase cinqüenta furos de balas em seu corpo; andava sempre com uma capa preta, sob a qual escamoteava a submetralhadora “lurdinha”.

Palco: Rua Direita de Miracema.

Ato: Defronte à farmácia do Sr. (Dr.) Azarias Gutterres , sobre o “pregão” citado pelo seu neto, Guilherme (Blog Logradouros de Miracema) , local que julgamos(pelo menos eu) ser o ponto central da cidade,armou-se um palanque para um comício do Cap. Altivo. Como ele era uma força crescente no estado, representando uma ameaça a outras hegemonias, o “homem da capa preta” resolveu invadir a “terrinha” com sua milícia no intuito de impedir a realização do evento. Dizem ter sido cena idêntica à dos faroestes. Do alto do palanque, o “Capitão” e seus seguranças; de outro lado (nas imediações da loja do Sr. Zé de Assis), o “Tenório” e seus asseclas.

Tchã! Tchã! Tchã! Tchã!

Final: O Tenório, o “todo-poderoso”, o “homem da baixada fluminense”, o “homem da capa-preta”, ficou a ouvir a oratória do “Capitão”, que não se intimidou com sua falácia e audácia.

MORAL DA HISTÓRIA (ANTIGA): O Homem marcou o seu território e o defendeu.

MORAL DA HISTÓRIA (ATUAL): Captem... miracemenses.

2 comentários:

  1. Vc fez um idoso c mais de 70 encher os olhos d´água...

    ResponderExcluir
  2. Em respeito aos nossos antepassados, imigrantes italianos, respondo: "CAPITO!"

    ResponderExcluir