sábado, 24 de outubro de 2009

UM MOMENTO DE REFLEXÃO COM UM MESTRE





Dois discursos em épocas e locais diferentes. Observa-se, contudo, a mesma linha de raciocínio de um coerente e altruísta homem público. Eu próprio, por defender minhas verdades, perdi, também, algumas batalhas; entretanto, estou satisfeito com o fim da minha guerra. Quem dera se todos pudessem pensar que o mais importante é fazer e não vencer.

Leiam e reflitam sobre as pérolas de sabedoria.


-o-o-o-o-o-o-


Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.

Tentei salvar os índios brasileiros, não consegui.

Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.

Tentei fazer o brasileiro desenvolver-se autonomamente e falhei.

Mas os fracassos são as minhas vitórias.

Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.


-o-o-o-o-o-o-


Sou um homem de causas. Vivi sempre pregando, lutando, como um cruzado, pelas causas que comovem. Elas são muitas, demais: a salvação dos índios, a escolarização das crianças, a reforma agrária, o socialismo em liberdade, a universidade necessária. Na verdade, somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que venceram nessas batalhas.

Darcy Ribeiro

Antropólogo, escritor e político brasileiro – Suas obras foram traduzidas para diversos idiomas (inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, hebraico, húngaro, checo). Considerado um dos mais notórios intelectuais brasileiros.

3 comentários:

  1. Sem dúvida, Bebeto. Darcy Ribeiro está na galeria dos brasileiros mais notáveis.

    ResponderExcluir
  2. Bebeto,
    Ontem tive a verdadeira sensação do que é um tachão.
    O calor era tanto que andar pelas ruas dava a sensação de estarmos numa frigideira, ou melhor, num tachão daqueles de fazer goiabada, aquecido pelo asfalto das ruas de Niterói. Ufa!

    ResponderExcluir