quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MIRACEMA DE ONTEM E DE HOJE - O SENHOR DO BINÓCULO















Nas retretas da original Praça Ary Parreiras, eu me escondia dos meus pais dentro das arvoretas que a circundavam. Sofria com as “lacerdinhas” mas me deleitava com a peripécia.

Hoje, todo o cenário está de volta (o coreto, os bancos e as futuras novas arvoretas), exceto pela ausência do meu pai (que se foi), pela minha condição física (que também se foi) e pelas “lacerdinhas” (que já não mais existem?).

Mas... Nesse intervalo...

Transcorria a segunda metade da década de 60. A antiga praça tinha sido transformada. Se concordávamos ou não, não importava – a modernidade encantava! Pela arquitetura à "Niemeyer"e pelas poucas mas encantadoras plantas viçosas, estas mais por sua tenrura do que por sua ternura. Tais que pareciam transportar a jovialidade e o brilho do seu viço aos olhos dos jovens que ali faziam “ponto”.

E eu era um deles... Loucura, gente!

As cinco palmeiras eram ainda muito pequenas. Existia um “guarda-chuva” de concreto, na altura da casa do Dr. Ururahy. Atrás desse “monumento”, aquelas tais plantas, circundando os parcos e curvos bancos, serviam para algumas incursões desses enamorados.

E eu era um deles... Que leve loucura, gente!

Quando o espaço era pequeno para os... sei lá, como dizer... amassos?... dividíamos, irmãmente... e, até mesmo, nos acomodávamos nos balaústres da praça para o jardim, ou íamos para este quando não estava totalmente ocupado (bancos, palmeiras ou outros “escurinhos!”).

E eu era um deles... Que doce loucura, gente!

Ocorreu, porém, certa vez, que venho a “ter” com um dos moradores das imediações. Já idoso e sem outras perspectivas, ele se locupletava em observar de binóculo os incautos amantes. E dizia conhecer quase todos e o que faziam.

E eu era um deles... Preocupante loucura, gente!

Viro-me para outro lado, mudo o meu tom de voz e lhe pergunto; o senhor me conhece? Ele me perfila e seu cenho me revela a preocupação. (Pensei) Não... não! Eu não vou esperar. Sua fisionomia denotava o que eu não queria ouvir ou saber. Enquanto ele pensava o que ia responder, saí de “fininho”, a lhe dizer:” --Sr. Machado, preciso voltar ao trabalho.”

À noite, voltei à praça. Avisei à minha acompanhante que devíamos ter cuidado. Apontei-lhe a casa, dizendo-lhe: “Vês aquela casa sem luzes acesas? Estás a ver aquela janela escura? Ela não parece ter um algodão com algo brilhando no meio? Pois é?! É o “coroa” de cabelos brancos que de binóculo fica a vigiar todos os movimentos de nós... supostos libidinosos.”

E eu era um deles... Cativante (ou ardente) loucura, gente!

Não deixei de fazer o que fazia. As carícias eram mais fortes que o medo de ser flagrado. Também não mais falei com ele. Por falta de oportunidade. Não por desavença.

Assim como não a tenho com outros “olhos” (os paralelepípedos) que a tudo viram. Eu ainda vou “conversar” com eles. Será que eles vão me denunciar – dizer o que já fiz? É claro que não! Eles são de “boa paz”. Mas, infelizmente, os bons morrem primeiro.

MORAL: Não vou mais pedir um paralelepípedo; mas deixarei no ar: Miracemenses: provavelmente, vocês terão incontáveis “tachões” no asfalto das suas vidas.

8 comentários:

  1. A praça a que vc se refere, da década de 60, não é a que está à esquerda, na foto. Essa é um outra, q creio seja da década de 80.

    ResponderExcluir
  2. Angeline,
    Observe que, no texto,eu digo que "o cenário está de volta", com o intuito de dizer que a praça de hoje voltou aos moldes idênticos daquela que eu brincava (como está na capa do "Logradouros"). A que eu era observado pelo binóculo é a que foi inaugurada pelo Jamil Cardoso, em 1965 (que corresponde à outra foto). Tentei achar uma de visão mais ampla, mas a preguiça foi maior.

    ResponderExcluir
  3. Bebeto,
    Será o mesmo binóculo que foi utilizado para assistir as missas e que era abaixado quando passava o recolhimento do dízimo.

    ResponderExcluir
  4. "A que eu era observado pelo binóculo é a que foi inaugurada pelo Jamil Cardoso, em 1965 (que corresponde à outra foto). Tentei achar uma de visão mais ampla, mas a preguiça foi maior."

    Então, Bebeto, a do Jamil é outra, difícil encontrar uma foto dela, é a q criou o apelido de Prça das Mães, cresci nessa daí tb hehehe.
    A que está na foto, é mais recente, de 80, depois da de 65 do Jamil, ou sei lá que ano, anterior a atual, mas q é véia... digo, reprodução da antiga.

    Capisce!?

    Gostaria de seu texto, até 31/10, para a Rede Blog Miracemense. O tema do mês de outubro é "A IMPORTÃNCIA DOS BLOGS P O DEBATE POLÍTICO MIRACEMENSE".

    ResponderExcluir
  5. Angeline,
    Eu conheci todas as evoluções da praça. Mas onde estão as fotos. No seu antigo blog, tinha alguma coisa. Também no do Marcelininho. Sumiu tudo. O meu irmão, André Xoxô, disse que a maior parte do acervo fotográfico era do ...??? (vou voltar a perguntar a ele). Era aquele que sempre estava no blog dele.
    Hoje, publico mais uma história e faço referência aos tachões. Após, vou iniciar a terceira e última (?) série sobre a agressão aos "meus" paralelepípedos.
    Quanto à colaboração sobre "A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS...", chegarei lá...
    Beijos e abraços fraternos.
    Bebeto.

    ResponderExcluir
  6. Hélcio,
    Depois das boas horas que passamos juntos (na virada da semana passada) e que, por certo, alimentaram bons papos, é gratificante voltar a receber o seu convívio, ainda que virtualmente. O poderoso "senhor do binóculo" foi grande fazendeiro na "Terrinha", e seus descendentes também. Mas funcionava assim mesmo, como, aliás, funciona até hoje: os olhos (ainda que aumentados pelo binóculo) somente vêem o seu interesse.
    Abraços,
    Bebeto.

    ResponderExcluir
  7. Bebeto:
    Depois veja esse espaço aqui: www.miracema.wordpress.com
    Era que isso que vc queria, ao reunir em um único blog?
    Suas crônicas irão parar lá a qualquer hora.

    ResponderExcluir
  8. Amigo Bebeto

    Parabés.

    Mais uma joia ao resgate da Memória de Miracema.

    A Praça Ari Parreiras, ou das Mães, como alguns preferem, está historiada, com ilustrações fotográficas em LM (I) - APP.

    Abraços, saúde, bom fim de semana e Paz de Cristo.
    Luiz Carlos/MPmemória.

    ResponderExcluir