domingo, 6 de dezembro de 2009

MIRACEMA DE ONTEM E DE HOJE - O RINQUE DOS OITIS

O rinque de Miracema já foi palco de muitas atividades e emoções. Eu as vivi na minha infância e na minha adolescência. Ele confrontava e ainda confronta com os fundos do Jardim de Infância, com a parte interna da Praça Da. Ermelinda, com o Parque Infantil e com a Rua Direita.

Quando criança, eu ia ver os “bailes” de Carnaval. As campânulas nos permitiam ouvir as inocentes marchinhas. Sentia-se o leve odor do “lança-perfume” e apreciava-se a performance dos mais entusiasmados foliões (de todas as idades) “circulando” pela pista.

Mas o que eu quero relatar é um acontecimento que nunca saiu da minha memória. Os “Gouveia” saem de Palma e montam, em Miracema, a “Casa Leader”, que, carinhosamente, o povo chamava de “Casa Nova”.

Pois bem! No intuito de incrementar suas vendas, precisavam divulgar sua loja e seu nome. Para tanto, dentre outras, escolheram uma forma diferente de chamar a atenção.

Montaram um poderoso time de “futebol de salão”. Em pouco tempo, a fama corria longe e lá vinham aqueles que ousavam desafiar a nossa quase imbatível “Casa Nova”. E tomavam um severo “sapeca-iaiá”. Não raro era possível ver multidões e multidões aglomerando-se nos parcos espaços do rinque para presenciarem os embates.

Eu sempre queria chegar bem cedo para presenciar a maneira inusitada que o time adentrava a quadra. Na altura do “córner” compreendido no encontro dos fundos do Jardim de Infância e da Rua Direita, era colocada uma armação de madeira, arredondada, com cerca de dois metros de diâmetro. Como se fosse uma peneira – onde a armação seria o aro e o crivo uma imensa folha de papel com a propaganda da “Casa Nova”.

E a equipe irrompia o recinto atravessando aquela armação, rasgando o papel, com o Otavinho à frente, depois o Zé Bolão e o Amim Amim (não lembro dos outros). Foguetório e delírio dos torcedores que ali estavam com a certeza de mais um triunfo. E vinha, mesmo! Eu me apaixonei por eles!

No dia seguinte, lá íamos nós, de dia, a tentar jogar da mesma forma. Entre um tempo e outro, alguns se aventuravam a degustar a “banana-de-macaco”. Eu só consegui dar três mordidas naqueles oitis. Eu preferia a sua sombra.

MORAL: Miracemenses, cuidem dos oitis, eles podem ser úteis para aqueles que aumentarem o seu cóxis.

3 comentários:

  1. Amigo Bebeto

    Mais uma bela rememorização de Mira.

    Parabéns.

    Continue assim e não esqueça o prometido a Logradouros de Miracema.

    Abraços, saúde, boa semana e Paz de Cristo.
    Luiz Carlos/MPmemória.

    ResponderExcluir
  2. Fala aí Bebeto, realmente estas lembranças tabém continuam em minha mente.
    Abraços,

    Otto Guilherme Moura
    TRICOOR, MIRACEMENSE E FELIZ

    ResponderExcluir
  3. Bebeto,
    Um fato interessante que ocorreu nesta época, do qual vc e Otto devem ser lembrar:
    O ladrão famoso de Miracema, o Potoca, passou a assaltar sistematicamente o Bazar Leader. Então, a direção da loja passou a escalar um funcionário para fazer plantão depois que a loja fechava. No plantão do Tavinho, o Potoca foi flagrado e preso por ele. O Potoca prometeu vingança. Um belo dia Potoca foge da cadeia.
    Quando o time da Leader jogava. A torcida do time adversário gritava: "Cuidado Tavinho, olha o Potoca aí". O Tavinho, principal jogador do time, se desconcentrava totalmente, a ponto de precisar ser substituído.

    ResponderExcluir