quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ALGUÉM LÁ EM CIMA NÃO GOSTA DE MIM

Na verdade, não olho pra cima. Nem pra baixo.
Olho em direção ao que a minha mente determina. Não importam as laterais (que seriam os infortúnios, talvez?) e sim a reta que, creio, levar-me até o objetivo a alcançar.
Entretanto, passei, por certo, na atualidade, por vicissitudes não projetadas e aceitáveis.
O projeto do governo federal “Informática para todos” gerou recursos financeiros para financiar computadores para a população de baixa renda (e também de outras faixas), com tecnologia que não dava credibilidade aos equipamentos.
O governo estadual proveu algumas instituições com tais equipamentos. Não todas. E nem toda a população do estado se beneficiou de algum beneplácito.
E o governo municipal: como se fez presente? Bom! Pelo menos, o de São João da Barra iniciou o Promil (Projeto de Internet Livre). Funcionou por um ano.
Agora, estamos a ver navios. O que, aliás, é assaz prazeroso. Não que passem navios; mas pequenos barcos, com pescadores conhecidos, valem à pena. Longe da máquina da modernidade e mais perto da rusticidade. Deles, sugo seu conhecimento e simplicidade no tratar. Tudo me deixa à mercê do deleite do mero esmero.
Meu ‘lula’ deu problemas. Comprei um notebook que tive a infelicidade de quebrar o display. Consertados os dois, a internet livre nos aprisionou. O técnico largou o ´projeto' e remontou a sua antiga rede (???). Lhufas!
As ‘lan-house’ não conseguiram me atender. Seus sistemas somente permitiam postagens em cinco línguas que, provavelmente, ninguém conhece. Parecem ser lá do Tibete, da Patagônia ou da Cochinchina.
Eu podia me curvar à assinatura da telefonia fixa (argh!), já que a acessibilidade móvel ainda está de nós distante.
Diante de tudo, nada me restou senão o escárnio da proposição dos três governos.
E lá fui eu a conversar, a ler e a escrever.
Sem a esperança de publicar nada rede. Alguma coisa aproveitarei para o meu livro.
Mas eu ainda tinha e tenho ‘coisas’ para contar fora dele. Que pena!
Vou continuar tentando.

Um comentário: